quinta-feira, 11 de junho de 2009

Alcatéia na Vitrine da Livraria Esplanada




Os Lobos estão se espalhando! A primeira tiragem de Alcatéia acabou e, por isso, ainda não houve um lançamento no Rio. Mas os cariocas podem ficar tranquilos, não esqueci dos meus conterrâneos (e nem vou, porque adoro esta terra!). Em breve, estarei divulgando data e local do lançamento no Rio, onde você poderá pegar seu autógrafo e levar lobos e bruxas pra casa. Por hora, você já encontra Alcatéia em diversas Tocas do Lobo e vamos mostrando cada uma por aqui pra você, OK?

A primeira Toca que temos o prazer de apresentar é a Livraria Esplanada! O lugar é lindo e você encontra todos os meus livros lá, especialmente Alcatéia! Anote o endereço e faça uma visita!

LIVRARIA ESPLANADA
Praça da República, 40 - Loja - Centro - Rio de Janeiro



Aproveitando que estamos falando de distribuição, deixa eu dizer uma coisa! Um monte de gente me liga, manda e-mails, sinais de fumaça e até me pára na rua pra reclamar que meus livros e revistas não chegam na sua cidade, no seu bairro, na sua banca ou em nenhum lugar por onde a pessoa ande. O problema é o seguinte: a distribuição no Brasil sempre foi um problema, mas agora está muito pior. Antes, tínhamos duas grandes distribuidoras: a Fernando Chinaglia e a DINAP. A DINAP pertence à Abril e sempre privilegiou as publicações da Abril, claro. A segunda também não era assim uma BRASTEMP, mas com o tempo cresceu e se tornou uma boa concorrente, adotando as outras editoras que não eram tradicionais ou grandes. Só que há dois anos, a DINAP comprou a Chinaglia. Isso quer dizer que a distribuição virou um monopólio. Pela Lei, não pode, mas até onde eu sei, estão analisando isso e, até lá, as revistas de diversas editoras pararam, sumiram, escafederam´se. Algumas editoras fecharam. Outras estão tentando caminhos alternativos. Por isso você pode não estar encontrando as Wiccas tão fácil quanto antes. Alguns jornaleiros também são mais espertos e sabem expor ou, pelo menos, o que tem na sua banca. Outros não sabem nada. Enfim, quer saber? Procure! Não encontrou, ligue pra editora e peça. Não é difícil, você recebe pelo correio, direitinho e nem precisa sair de casa.



Quanto aos livros, temos um outro problema. Tem mais editora no Brasil que livraria, e mais livraria que leitor. Olha o problemão aí! O leitor padrão só compra o que estiver na pilha da frente onde tem uma placa escrita "OS MAIS VENDIDOS". Todo mundo lê pra ficar na moda e nem percebe que o livro, geralmente, é uma droga. Eu li o Caçador de Pipas. É um dos piores livros que já li nos últimos tempos, mas depois faço uma crítica decente dele. Então, você não encontra meus livros porque ele não está na pilha dos mais vendidos, não porque não venda, nem porque não seja procurado, mas porque é um espaço disputado à tapa e que geralmente é ganho por quem já tem conhecimento com as grandes redes. Um dia, eu estarei lá, não se preocupe, é simples questão de tempo. Até lá, você vai ter que procurar mesmo.



Mas não pense que você não pode ajudar! Como consumidor, você não precisa engolir o que as lojas ou mídia te dão. Você pode exigir o que você quer. Eu sou uma pessoa chatíssima. Gosto de Coca-Cola. Se o restaurante só vende Pepsi, peço água. Nada pessoal, mas só engordo pelo que vale a pena pra mim. E não gosto que me tirem a escolha. Gosto de ter escolha! Por isso gosto tanto de poder procurar coisas pela Internet. Tenho encontrado livros excelentes de magia (como o Magus e o Legião) em pequenas livrarias, muitos anos antes de vê-los finalmente sem muita exposição nas grandes redes (Saraiva, Siciliano, etc...). Por isso sempre tenho livros que ninguém tem. É um processo de garimpagem mesmo.



Mas como eu dizia, você pode exigir o que você quer. Entre nas livrarias e procure meus livros (não confundir com a Wicca de banca, que é de banca, não de livraria. Essa aí você pede pro jornaleiro). Se não encontrar, chame o gerente de vendas e peça para pedir esses livros, pois você tem interesse neles e gostaria de prestigiar a loja, ao invés de comprar pela internet. Volte dois dias depois. Seja chato. Sim, seja chaaaaato. O mundo pertence aos chatos. Se você não insiste, ninguém te ouve. Se em duas semanas ele não tiver uma resposta pra você, compre pela internet e leve pra ele ver. Se ele disser que foi a editora que não quis vender, pergunte quantos ele pediu. Algumas livrarias grandes são figuraças. Elas pedem UM livro, com desconto máximo, frete por conta da própria editora, Nota Fiscal e com urgência (o que quer dizer SEDEX). Aí o pessoal da editora diz NÃO, porque o livro vai sair mais caro do que o preço de capa. A Editora encaminha pra distribuidora, e aí depende da disponibilidade do livro lá, pois podem estar todos espalhados em lojas.

Por isso, a gente resolveu dar uma força para as livrarias que expõem nossos livros, colocam na prateleira e respeitam o leitor que vai lá procurar. Por isso você verá muitas fotos de livrarias por aqui e pelos outros sites relacionados. E, por isso, você poderá achar mais facilmente o que procura!


Olha uma leitora linda no lançamento na Maktub em Manaus!

Amanhã eu volto com mais novidades e fotos dos lançamentos, que ainda não acabaram! Beijos e bom feriado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário